Apresentação

INSERÇÃO SOCIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA GERAL E APLICADA (BGA) 

Em 2011, o programa de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada (BGA) do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu se integrou à REDE NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA, uma rede de programas de pós-graduação brasileira que visa promover a difusão e popularização de conhecimentos e os recentes avanços de ciências para alunos do ensino fundamental e médio da rede pública. A prioridade deste projeto é a melhoria na qualidade do ensino público básico brasileiro e o oferecimento de melhores oportunidades de estudo a jovens estudantes de baixa renda do ensino médio. A contribuição do nosso programa de pós-graduação é realizado por meio da disciplina anual (6 créditos) “Interação entre Pós-Graduação e Ensino Médio de Ciências e Biologia” sob a responsabilidade das Profas. Dras. Clelia Akiko Hiruma (Coordenadora da BGA), Lucia Regina Machado da Rocha e Silvia Mitiko Nishida. A disciplina tem a duração de duas semanas e em tempo integral: a primeira visa formação dos pós-graduandos e organização de um curso de férias sobre reprodução “Reprodução de A a Z” que ocorre na segunda semana para 60 estudantes, divididos em duas turmas. Na primeira semana os pós-graduandos recebem uma formação básica e essencial para atuarem como monitores, planejam, organizam os potenciais materiais didáticos necessários e garantem a infra-estrutura de recepção. Na segunda semana inicia-se o curso de férias propriamente dito destinado, exclusivamente, a estudantes do Ensino Básico da rede pública de Botucatu e região. No primeiro dia, os cursistas são estimulados a fazerem perguntas livres sobre o tema reprodução e determinam todo o conteúdo do curso de férias. A função dos monitores é a de sistematizar a natureza das perguntas, categorizar por assuntos e, durante a semana, criar condições operacionais para respondê-las, utilizando o método cientifico. Além disso, procura-se complementar a formação dos cursistas com conhecimentos sobre avanços biotecnológicos sobre a reprodução, prevenção da gravidez precoce e DSTs. Durante o curso a curiosidade e a criatividade são intensamente estimuladas por intermédio de materiais didáticos alternativos, inovadores e experimentação científica. Procuramos identificar jovens talentosos que se destacaram por sua vivacidade, inteligência, competência e força de vontade e dar a estes melhores oportunidades de estudo e formação. Em 2011, três alunos foram selecionados e receberam bolsas de Iniciação Científica Junior cedido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação via CNPq. Eles freqüentaram os laboratórios do Departamento de Fisiologia, participaram do desenvolvimento de projetos de pesquisa científica sendo orientados pelos pós-graduandos do BGA. A participação destes bolsistas foi registrada durante a feira de ciências XVII Ciências Jovem no Espaço Ciência (Recife/PE) com o apoio do Ministério da Educação e da Ciência e Tecnologia. Em 2012, duas monitoras, do BGA participaram da Feira de Ciências em Parati/RJ para difusão do programa e troca de experiências dos cursos de férias. Os cursistas avaliam a experiência como sendo excelente em termos de estimulo à aprendizagem e incentivo aos estudos, conforme análise de fichas de avaliação. Há muitas referências de que o Curso de Férias aumentou a expectativa de buscar inserção dos alunos do ensino médio da rede pública em cursos de graduação de IES publico no país.

Profa Dra Clélia Akiko Hiruma-Lima (Coordenadora - 2011 a 2013)
 

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